Regulamento

ESCOPO DO CONCURSO

 

1.1. O imagem1tema do concurso é “Herpetologia Sul-Americana”, e serão válidas fotos que contenham pelo menos um anfíbio ou um réptil.

1.2. As fotografias serão julgadas e premiadas de acordo com as seguintes categorias: “Prêmio Principal”, “Originalidade”, “Raridade”, “Prêmio Popular” e “Votação pela Internet”.

1.3. Poderão participar do concurso apenas pessoas que estejam regularmente inscritas no 8º Congresso Brasileiro de Herpetologia (8CBH). Será permitido o envio de no máximo duas fotografias por participante.

1.4. Serão aceitas apenas fotografias inéditas, que não tenham sido premiadas em outros concursos.

1.5. As fotografias apresentadas precisam ser de autoria própria e não podem constituir plágio ou apropriação indevida de material de outras pessoas.

1.6. Os autores das fotos inscritas assumem total responsabilidade em relação ao direito autoral e de imagem consubstanciados nas fotografias, isentando os organizadores, apoiadores e patrocinadores do 8CBH de qualquer eventual reclamação ou processo referente ao conteúdo da fotografia.

JULGAMENTO

2.1. As fotografias inscritas serão previamente analisadas por uma comissão julgadora (pré-seleção), que verificará o atendimento às normas do regulamento e enviará a confirmação de aceite às fotografias selecionadas.

2.2. Todas as fotos inscritas concorrerão nas quatro principais categorias (“Prêmio Principal”, “Originalidade”, “Raridade” e “Prêmio Popular”), cujo julgamento ocorrerá durante o Congresso. Apenas fotos cujos autores concordarem com a exibição na internet concorrerão na categoria “Votação pela Internet”.

2.3. A escolha dos vencedores das categorias “Prêmio Principal”, “Originalidade” e “Raridade” será feita por um júri oficial composto por um fotógrafo profissional, três fotógrafos amadores não participantes do concurso e três membros da comissão organizadora do 8CBH.

2.4. Membros do júri não poderão participar do concurso fotográfico.

2.5. O nome do autor das fotos não será fornecido aos membros do júri.imagem2

2.6. Para cada uma das três categorias, os membros do júri escolherão as três melhores fotografias. Dentre todas as fotos escolhidas, em cada categoria, será realizada uma nova rodada de votação onde cada membro do júri irá ordenar todas as fotos de acordo com sua preferência. Cada foto receberá então uma pontuação relativa à sua posição. A foto que obtiver a melhor média de ordenações será eleita a campeã, e assim por diante para as demais fotos. Em caso de empate, uma nova rodada de votação será feita apenas entre as fotos empatadas, sendo que os membros não poderão repetir seus votos anteriores, sendo obrigados a escolher uma opção entre as outras disponíveis. O processo será repetido quantas vezes forem necessárias para a escolha das campeãs.

2.7. Categoria “Prêmio Principal”: o júri avaliará, de forma independente, cada foto nos quesitos: beleza, técnica e composição.

2.8. Categoria “Originalidade”: o júri avaliará, de forma independente, a originalidade (não-convencionalidade) do registro.

2.9. Categoria “Raridade”: o júri avaliará, de forma independente, cada foto nos quesitos: beleza da imagem e raridade do táxon registrado.

2.10. Categoria “Prêmio Popular”: cédulas numeradas serão distribuídas para votação (uma por congressista regularmente inscrito) e a urna para depósito do voto se encontrará disponível em local indicado durante o evento.

2.11. Categoria “Votação pela Internet”: a votação será feita por voto virtual na página oficial do evento no Facebook e a foto vencedorá será aquela que obtiver o maior número de ”curtidas” até o dia da premiação (18 de Agosto).

AUTORIZAÇÃO DE USO E DIREITO DE IMAGEM PARA A SBH

3.1. Os participantes deste concurso logo autorizam de forma irretratável e irrenunciável à Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH) e à Comissão Organizadora do 8CBH, sem quaisquer ônus e por prazo indeterminado, a expor/utilizar as fotografias em eventos ou material de divulgação ligados à SBH, ou qualquer mídia correlacionada à SBH, ou em um possível livro que venha a ser editado ou em local público, escolhidos a critério da SBH. Nenhuma foto fará parte de qualquer tipo de banco de imagens para comercialização nem será usada em publicidade, a não ser com a autorização do autor, detentor dos direitos patrimoniais e morais sobre a foto inscrita.