Turismo

Home / Turismo

cobra

O estado do Mato Grosso do Sul possui 2,3 milhões de habitantes distribuídos em 78 municípios. A capital é Campo Grande, com 840 mil habitantes. Localizado estrategicamente no Centro-Oeste, faz fronteira com Bolívia, Paraguai e mais cinco Estados brasileiros, tendo várias opções de ecoturismo em cidades vizinhas.

Bonito – MS

O Município de Bonito pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai, Sub-bacia do Miranda. Polo do ecoturismo em nível mundial, as principais atrações de Bonito são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. O turismo é a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza.

Gruta do Lago Azul: Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, sendo inscrita em três dos quatro livros do Tombo, o etnográfico, paisagístico e arqueológico.

Rio Sucuri: Aquário Natural situado na Reserva Ecológica Baía Bonita. O visitante flutua na companhia de peixes e aprecia uma rica vegetação subaquática, que dá a sensação de estar num verdadeiro aquário. Para enriquecer o passeio, existe a opção de conhecer a Trilha dos Animais, observando variedades de animais da região, Pantanal e Cerrado através de mirantes e passarelas por aprox. 2.000m

Rio do Peixe: Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, num dos cenários mais belos e paradisíacos da região. A primeira etapa do passeio tem percurso de aprox. 1.600m e passa por várias cachoeiras ornamentais, piscinas naturais e pequenas grutas submersas. Na sede da fazenda é oferecido um delicioso almoço sul-matogrossense e após um merecido descanso o passeio continua por mais um percurso de aprox. 800m que passa por mais 3 pontos de banho. Um delicioso lanche é servido no final da tarde acompanhado de “causos” contatos pelo proprietário da fazenda.

bonito

Jardim – MS

Jardim possui vários pontos de atração turística, e a concentração elevada de calcário no solo favorece o aparecimento de rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. Juntamente com Bonito e Bodoquena, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico. O ecoturismo na região é uma forma de explorar a riqueza da natureza, sem deixar de preservá-la.

Lagoa Misteriosa: Situada no município de Jardim, a 42 km de Bonito, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, é uma lagoa de águas azuis impressionante. A visibilidade da água passa de 40 metros. Mergulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade nesta lagoa e não encontraram fundo. A sua água vem de fontes subterrâneas.

Buraco das Araras: É considerada a maior dolina da América Latina, possui cerca de 500 metros de diâmetro e 127 metros de profundidade. O nome Buraco das Araras surgiu em razão do grande número de araras que habitam o local. Há em seu interior uma fauna e flora bem particulares, e um grande lago habitado por jacarés do papo amarelo. O lugar possui trilhas e mirantes para se observar a fauna e a flora.

Recanto Ecológico Rio da Prata: A mata ciliar do Rio da Prata está à sua espera para uma caminhada onde se podem observar animais silvestres e árvores centenárias. A partir da nascente, você flutuará num imenso aquário de águas cristalinas, e se deslocará tranquilamente em meio a dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

jardim

Bodoquena – MS

Bodoquena é uma das promessas para o ecoturismo no estado de Mato Grosso do Sul, devido ao seu forte potencial natural. Rios como o Betione e o Campina exibem cursos de águas cristalinas consequência da grande porção de calcário presente nos recursos hídricos. São vários balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas que formam este complexo turístico. Na cultura o município é conhecido pelas festas como as do Laço Comprido, Santos Reis e São Sebastião.

Gruta Califórnia: Localizada na morraria da serra da Bodoquena, tem vista panorâmica do Campo dos Índios, uma reserva indígena e é repleta de espeleotemas. Possui 20 metros de altura.

Córrego Azul: Afluente do Rio Salobra e com uma mata ciliar que margeia o córrego. Possui 800 metros de extensão com águas cristalinas.

Trilha Ecológica da Boca da Onça: Possui esse nome por causa da concentração de onças no passado. Possui uma trilha de 3 km que corta uma mata nativa com várias árvores centenárias e vários animais silvestres. Avista-se 4 cachoeiras.

bodoquena